quarta-feira, 8 de abril de 2009

iurd - igreja universal

Igreja de Edir Macedo

I
mprensa brasileira impressionada por império montado por seita evangélica


18.12.2007 - SÃO PAULO - Os principais meios do Brasil ecoaram este domingo do impressionante império econômico criado pelo culto evangelista neopentecostal de origem local, a "igreja Universal do Reino de Deus (IURD)" que esta semana faz 30 anos desde que fora fundada por seu "bispo" Edir Macedo.

Na atualidade, a IURD controla 2 jornais de circulação nacional, 23 canais de televisão e 40 rádios no Brasil, e alguns de seus "bispos" possuem uma empresa de táxi aéreo.

Segundo uma investigação do jornal "Folha de São Paulo", a IURD, que assegura haver-se estendido a 172 países, possui "além de um conglomerado multimídia, 19 empresas registradas em nome de 32 de seus ‘bispos’, como denominam a suas líderes religiosos".

A IURD foi fundada em 1977 por Edir Macedo, quem então trabalhava como caixa da empresa de loteria de Rio de Janeiro, e que em novembro deste ano lançou "Record News", um canal aberto de notícias de 24 horas que foi inaugurado pelo mesmo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem nos numerosos deputados da IURD a importantes aliados políticos.

No artigo intitulado "O Império da Igreja Universal", Folha de São Paulo assinala que além do Record News, Macedo é dono da segunda emissora do país depois da poderosa Rede Globo, a TV Record, cujo custo seria de 2 mil e milhões de dólares.

Atualmente, a igreja, acusada em várias instâncias –incluso judiciais– de tirar vantagem econômica de seus seguidores, conta com 9 660 pastores , 4 700 templos; e afirma ter 8 milhões de fiéis; em que pese a que o último censo nacional estabelece a cifra em 2 milhões.

Folha de São Paulo publica também que a última empresa aberta por "bispos" da IURD foi "Alliance Jet", uma exclusiva empresa de táxi aéreo com sede em Sorocaba, ao interior do Estado de São Paulo. A empresa fatura atualmente 250 mil dólares mensais.

Prof. João Flávio Martinez
O Bispo: A história revelada de Edir Macedo

Um comentário sem censuras

O livro, como obra de literatura, é muito bem escrito e elaborado. Com certeza, os jornalistas Douglas Tavolaro e a Christina Lemos foram excelentes biógrafos, mas do ponto de vista da história engendrada pelos poderosos. Agora, como uma obra fidedigna e imparcial, a leitura que faço é outra. O livro não reporta aos fatos elucidativos e nem faz uma crítica mais abrangente focando desmascarar os imbróglios envolvendo a figura de Edir Macedo. A propósito, na minha cosmovisão, o livro mostra a derrocada jornalística e a decadência da imprensa brasileira que publica sempre o que interessa e o que lucra mais (ou paga mais). Usando as
próprias palavras de Macedo – “A mídia manipula a verdade...”


O Livro em si

Diz um dos autores do livro: “O que me incomodava era a possibilidade de não traduzirmos com justiça a dimensão real do biografado... Essas questões ganharam ainda maior dimensão porque nós, os autores, Douglas Tavolaro, diretor de Jornalismo, e Christina Lemos, repórter especial em Brasília, somos funcionários
da Record. Em português claro: Edir Macedo é o nosso patrão. Como ter isenção para contar a vida de quem paga nosso salário?” (pgs, 14, 15).

Essa questão é fácil de responder, não houve isenção. Nas 276 páginas do livro não foram respondidas nem uma questão de relevância sobre a vida do biografado, como: Qual a fonte dos 45 milhões de dólares usados na compra da Rede Record? Por que a Rede Record está no nome do bispo Macedo e não no nome da IURD? Como é o sistema de arrecadação dos bispos e a sua premiação por desempenho? Quais os verdadeiros números declarados a Receita Federal? Na questão teológica faltou responder: O que IURD? Como os teólogos reformados vêem a teologia pregada pelo bispo? Quais as implicações e o impacto sociológico nas denominações devido ao estilo do evangelho impetrado pela IURD? A verdade é que há muitas lacunas não preenchidas no livro. A Obra serviu mais pra endeusar a figura de Edir Macedo do que para retratar os fatos da vida dele!


Questões polêmicas

As denúncias e a absolvição do bispo

O bispo é muito contraditório mesmo. Primeiro ele elogia a justiça que o inocentou e depois denuncia que a justiça brasileira só vale pra alguns (Cf. pgs. 181-187 e 226). O bispo deveria se lembrar que em nosso país, lamentavelmente, crimes de colarinho branco ainda não dá cadeia. Paulo Maluf, Collor de Melo, Zé Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares, Paiva Netto e muitos outros continuam em liberdade, e apesar de tantas denúncias foram inocentados pela justiça. Poucas pessoas acreditarem que eles sejam realmente inocentes, mas a nossa
cega justiça deu-lhes sua liberdade!

O jornalista Luís Nassif, em 21 de junho de 1991, fala como um profeta: “O bispo Edir Macedo que não perca a esperança, esta grande virtude cristã. Se tiver fé terminará sua fase de provação e poderá finalmente obter o reconhecimento humano e gozar sem problemas legais os bilhões que confiscou de seus crentes” (Jornal Folha de São Paulo – 21/06/91).

O Dinheiro usado na compra da Rede Record

Claro, o bispo se orgulha de ter sido amplamente investigado e nada terem contra ele hoje, mas quando indagado de onde veio o dinheiro para a compra da Rede Record que está em seu nome, ele desconversa:
“Até hoje não sei como fizemos" (cf. pg. 154).

Apesar do bispo não saber como foi feito, o pastor Carlos Magno nos revela os bastidores:

“Carlos Magno de Miranda (que administrou a IURD em São Paulo), que rompeu com Edir Macedo, deu a sua versão acerca do crescimento da igreja e de onde vinha o dinheiro... Oito passageiros, líderes da
IURD, embarcaram para Colômbia em um jato fretado... Eu estava entre eles... Durante todo o primeiro dia na Colômbia, esperamos no hotel o mensageiro que traria os dólares. O mensageiro só fez contato no
dia seguinte, quando entregou uma pasta com US$ 450 mil dólares. As mulheres trouxeram o dinheiro nas calcinhas...” (Adaptado do Jornal da Tarde de 05/04/1991)

“... Parte do dinheiro US$ 45 milhões de dólares foi trazida da Colômbia; que outra parte foi levantada numa campanha entre os fiéis denominada ‘sacrifício de Isaque’, na qual todos os pastores, obreiros e fiéis doaram carros, jóias e outros bens – só o bispo não doou nada, denunciou Carlos Magno, embora ele na época tivesse
vários patrimônios..."(Adaptado do Jornal da Tarde de 08/04/1991).

Não quero entrar no mérito das mágoas do pastor Carlos Magno, mas o que percebemos é que a IURD pagou pela Rede Record (pelo menos a maior parte), mas não recebeu e a emissora passou as mãos de Edir
Macedo. Ainda que Edir tenha conseguido fazer isso de maneira legal, achando alguma brecha na furada Lei brasileira, o fato é que a emissora foi comprada com o sacrifício do povo da IURD. Hoje o bispo se orgulha de dizer que a igreja é apenas um cliente da emissora e nada mais– “A IURD nada mais é que um dos clientes da Record...” (Cf. 215).

Outra história que me chama a atenção é o dinheiro que veio da Colômbia. Se foi dinheiro de ofertas, pra que as mulheres da Igreja tiveram que trazê-lo em suas calcinhas? Por que a transação não foi feita pelos meios bancários? Essas questões deveriam ter sido elucidadas na Biografia do bispo, mas os jornalistas da Rede Record preferiram omitir questões desse nível da biografia, que segundo eles é imparcial!

Quanto a usar roupas íntimas pra carregar dinheiro, deve ser por isso que hoje o Lula e o Edir são tão amigos – é o dinheiro da calcinha aliado com o dinheiro da cueca – isso é uma piada!

Quando consultado das entradas e do dinheiro que movimenta a IURD, ele desconversa novamente – “Não sei de cabeça. Ainda assim não seria bom dizer. São informações de circulação interna” (cf. pg. 212). Como informações internas? Dinheiro público tem ou teria de ter suas contas prestadas a todos. As igrejas evangélicas, de maneira geral, expõem seus balanços publicamente e seus membros sabem a onde o dinheiro é gasto. Espero que pelo menos a Receita Federal saiba!

O bispo podia fazer um “sacrifício” de amor e passar a Rede Record para o nome da IURD – afinal, foi ele mesmo quem disse: “A Rede Record é de todo o povo da IURD...” (Jornal Diário da Região de Rio Preto, 10/12/90).

O ódio pela Rede Globo

Macedo não esconde o ódio que sente das organizações Globo – “Mas a instituição Globo faz um mal tremendo para o Brasil” (cf. pg. 233). Mas se a Globo faz mal para o Brasil, por que a Rede Record (a emissora do bispo) procura imitar a qualquer custo a Rede Globo? O bispo tenta responder essa questão: “Essa é a estratégia. Utilizar o que consideramos incompatível à nossa fé para mostrar um outro caminho à sociedade”

O bispo oferece através da Record o mesmo que a Globo: prostituição, promiscuidade, nudez, sexo explicito, violência, mortes... Enfim, a Rede Record também faz muito mal para o Brasil.

A Rede Globo se equivocou nos ataques destilados a IURD na década de 90. Ela colocou no mesmo patamar todas as denominações protestantes e nivelou por baixo – esse foi um erro fatal! Óbvio, a maioria dos
protestantes ficou do lado da IURD e se viram vingados de décadas de humilhação impetrada pela família Marinho. Se a Globo tivesse a sensibilidade de criticar a IURD e o bispo, mas preservar a religiosidade do protestantismo, provavelmente, teria mais sucesso. A mini-série “Decadência” foi a gota d’água – jogar uma peça íntima feminina sobre a Bíblia foi de uma infelicidade pior do que chutar a santa! O que a IURD precisava para crescer e aparecer a Globo deu de sobra!


O Bispo armado

“... Temeroso de violência e das ameaças sofridas por religiosos inimigos, o bispo decidiu usar arma. Passou a andar com um revólver calibre 38, que muitas vezes, permanecia escondido no púlpito enquanto pregava no altar” (Cf. pg. 121).

Eu queria saber quem deveriam ser os “líderes religiosos inimigos do bispo” que queriam tirar-lhe a vida. No livro, o inimigo de Macedo mais visível era o seu cunhado RR Soares – Será que o missionário queria tirar a vida do bispo? (Cf. pg. 115) Eu creio que não. Ou será que eram os macumbeiros que não estavam suportando a
concorrência desleal? são essas nuances que o livro não responde. Por que o bispo, ao invés de andar armado, não denunciou para a polícia que estava sofrendo ameaças? Outra coisa, como pode um homem que prega o Salmo 91 e acredita na proteção Divina, andar e pregar armado? Isso por si só já desqualifica o bispo Macedo como um pastor evangélico (I Tm 3), além de ser um absurdo e um mau exemplo - Hoje o bispo não anda mais armado, ele tem escolta armada 24 horas. (Cf. pg. 20).

O aborto

“Sou a favor do direito de escolha da mulher. Sou a favor do aborto, sim. A Bíblia também é.”(cf. 223)

A Bíblia não fala nada da possibilidade de uma mulher optar pelo aborto. Somente na mente fértil do bispo Macedo é que existe essa interpretação! Cabe a ele explicar, do alto da sua sapiência teológica, qual parte da Bíblia pode ser utilizada para justificar o aborto.

Em uma contextualização bíblica, podemos concluir que o ato de defender o aborto coloca a IURD como uma denominação religiosa apóstata, com requinte lesivo que se equipara até mesmo a eugenia defendida por Hitler!


Conclusão

Poderia fazer muitas outras críticas envolvendo essa obra biográfica, mas o espaço aqui não se faz propício.

Escrever esta crítica não foi fácil. Muitos no meio evangélico acham o bispo Macedo um homem que serve a Deus, esses usam como evidência o crescimento da IURD e o exorcismo de demônios praticado pelo bispo. É bom lembrarmos a essas pessoas que várias facções não cristãs têm crescido e isso não faz delas obras cristocêntricas. Quanto ao exorcismo de demônio, Jesus Cristo mesmo quem disse: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mt 7.21-23).

A trajetória desconhecida de Edir Macedo continuará com muitos fatos encobertos, pois a biografia que foi escrita não teve a intenção de mostrar realmente quem é esse líder religioso – Talvez um dia saibamos toda a verdade, mas o que já está explicitado é mais que suficiente pra nos afastarmos desse tipo de movimento religioso!

Que possamos viver uma vida atenta aos fatos pra não sermos enganados.


Fonte: Livro "O Bispo"; D. Tavolaro e C. Lemos; Editora Larousse.

Aborto na Universal

Como todos devem saber, a tal de "igreja universal do reino de deus" através de seu "maior evangelizador do século", amigo pessoal de Lúcifer fonte de suas riquezas, acabou de assumir publicamente sua posição favorável ao aborto. O argumento que este infeliz usa, é de uma loucura tal, que ultrapassa os limites da senilidade, para entrar no campo da afronta ao Deus Altíssimo, eis que isso grita: morte a Deus, eis que Te odeio!

Seu argumento é pífio, se pode dizer diabólico! E este povo ainda acredita nele? Tudo isso é jogada de marqueting, pela qual ele imagina faturar em cima da Igreja Católica, que é contra o aborto, e nunca será a favor. Seu objetivo claro é atrair para si as "católicas" que querem ter o direito de matar seus filhos, imaginando que na IURD terão suas consciências acalmadas, e estarão livres do Justo e Eterno Juiz!

Mas eu pergunto: será que se soubesse antes da última pesquisa Data Folha, onde apenas 3% dos brasileiros consideram moralmente aceitável a prática do aborto, ele ainda iria adiante neste projeto louco? Creio que não!

Penso que se ele visava faturar dízimos em cima de mães e pais assassinos deu pra cabeça dele. E espero que assim seja! E rezemos para que assim seja e que muitos dos que hoje frequentam esta seita voltem à verdade, antes que suas pobres almas sejam levadas a aceitar o crime de lesa Deus que é o aborto.

Por outro lado, qualquer fiel ligado a IURD, que aceite a explicação pífia que o senhor da universal deu - nego-me a imprimir este nome na tela com medo de que ele expluda o meu computador - mostra que realmente merece o mestre que segue, e este mestre não é Jesus. E quem sabe até fez bem em sair de outras denominações, assim atesta que a Palavra não mente quando diz? guia cego, conduzindo cegos! Rumo ao reino das trevas, este o destino eterno dos assasinos de crianças!

Até porque continua o cinismo deste mestre de enganos, que tem sua base doutrinária no "se dar bem na vida" - eis o falso evangelho da prosperidade - mesmo que seja caminhando em cima de uma calçada de fetos abortados. Entre eles o feto do Menino Jesus, que por ter sido um "falido" na vida, um pobre miserável, estaria entre os que merecem morrer antes de terem nascido. Com isso, mais ainda, ele aponta para o tipo de "fiel" ele deseja entre os seus sequazes, para os que têm posses aos quais possa melhor extorquir! Em nome de deus!

Recebi por email um trecho de uma entrevista feita pela revista Veja ao fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, onde este opina favoravelmente pela legalização do aborto. É uma resposta de antemão inusitada para alguém que assume para si o título de bispo e pautado por princípios evangélicos. Agora, ainda mais inusitado é o instrumento lançado para a fundamentação de tal posicionamento: a bíblia. Já se ouviu argumentos filosóficos, materialistas, sociológicos, feministas etc., para a defesa do aborto, mas exegéticos, teológicos, isso sim é novidade.

A impressão sincera que temos é que o desejo de se opor a Igreja Católica sobre assuntos controversos no afã de ganhar simpatizantes é tão grande, tão grande, que a própria razão fica para segundo plano, subordinada a uma estratégia competitiva de marketing. Primeiro se decide pela diferenciação do "concorrente", depois nos benefícios de comunicação, e então lá por último pensa-se no porquê das coisas. E desta vez ficou claro que a mais simples reflexão foi posta de lado, ignorado, subjugado sem qualquer escrúpulo.

Eis a defesa do bispo: "O que a Bíblia ensina é que se alguém gerar cem filhos e viver muito anos, até avançada idade, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é mais feliz do que ele (Eclesiastes 6.3). Não acredito que algo, ainda informe, seja uma vida." Na verdade o que diz o trecho citado é o que se segue: "Um homem, embora crie cem filhos, viva numerosos anos e numerosos dias nesses anos, se não pôde fartar-se de felicidade e não tiver tido sepultura, eu digo que um aborto lhe é preferível. "

Aqui Edir Macedo demonstra rasteiramente a "sola scriptura", princípio de Lutero que defende o uso das escrituras como único ponto genuíno de fé, incluindo a livre interpretação. E eis o grande problema, a palavra aborto citada no livro de Eclesiastes provém do hebreu nephel que tem sua raiz na palavra num-peh-lamed, "aquilo que cai", e na verdade significa uma pessoa que não chega a nascer.

Acontece que em algumas línguas, como a portuguesa, a mesma palavra, aborto, é usada para traduzir tanto um abortamento espontâneo como um provocado. É ambígua. Mas em outras línguas, como as anglo-saxônicas por exemplo, que possuem palavras e expressões distintas para expressar diferentes tipos de aborto, acaba-se traduzindo a palavra nephel justamente para seus correspondentes de aborto espontâneo ou de complicação de parto. É o que nos mostra abaixo o trecho de Eclesiastes retirado da bíblia em língua inglesa e em castelhano:

"I say, that an untimely birth is better than he" (Inglês – King James Version). "En ese caso digo que un recién nacido fallecido es más feliz que él" (Castelhano – Bíblia Latino-americana)

Ou seja, a bíblia não só não defende o aborto provocado (ver Êx 21:22, Jr 1:5, Sl 22: 10-11, Sl 71: 6, Sl 138, Sl 139, Ecle 8:8, Jó 10: 8-12), como o bispo dá a entender, como na verdade quer é incentivar o leitor a uma vida de felicidade, de bem-aventurança, de amizade de Deus. Esta é a mensagem real do trecho e o seu verdadeiro contexto, deixado de lado pelo empresário: uma vida sem Deus é vazia de sentido a ponto de ser tão inútil quanto a própria inexistência.

Ainda um outro ponto a ser considerado é que mesmo na ausência da devida contextualização e análise, a mera letra do argumento não se sustenta a menor reflexão: Cristo nem gerou nenhum filho, nem viveu muitos anos, nem teve uma vida cheia de felicidade, pelo contrário, padeceu um sofrimento constante do início de sua vida (nascendo num estábulo e fugindo ainda recém-nascido para o Egito) até o fim (flagelado e nu numa cruz), e muito menos teve uma sepultura própria sendo esta inclusive emprestada (Mt 27-60).

E então? Seria preferível que Maria tivesse abortado Jesus Cristo?

É que a defesa pró-escolha feita pelo líder religioso/empresário abre um critério tão vasto e subjetivo para a aplicação do abortamento, que mesmo o Deus que a sua "igreja" professa não escaparia. Acrescente o fato de a mãe de Jesus não ter planejado a sua gravidez, de não ter marido, de ser pobre e de pelas leis da época correr perigo real de apedrejamento. Para a Igreja que se diz do Reino de Deus, um aborto neste caso seria perfeitamente justificável.

A esta altura resta lamentar que um homem reconhecido em seu meio como o "maior evangelizador do século" seja também capaz de difundir com a mesma ânsia a leviandade, a malícia e a insensatez a uma legião de singelos fiéis honestos, e que certamente darão muito mais ouvidos ao fundador de sua igreja do que a voz do bom-senso. A pergunta que fica é: e se aqueles que ainda não nasceram pagassem o dízimo, haveria uma reconsideração?

Silvio Medeiros, publicitário

O "deus" de Edir Macedo perdoa corruptos, mas não perdoa os fetos

Há uma entrevista na Folha com Edir Macedo, o auto-instituído “bispo” da Igreja Universal do Reino de Deus, de que é dono. Quem assina o texto é Daniel Castro, e quem responde pode ser a “legião", já que foi feita por e-mail e intermediada pela cúpula, digamos assim, religiosa da seita. Há alguns dias, postei aqui um texto dizendo que o petismo é a Universal da política, e a Universal, o petismo da religião. Quem me dá razão é Macedo. Leiam uma pergunta e uma resposta:

FOLHA - Alguns políticos então da base da Igreja Universal, como o bispo Rodrigues, foram atingidos em cheio pelos escândalos do primeiro mandato de Lula. A corrupção não é um pecado imperdoável?
MACEDO - Jesus ensina que o único pecado imperdoável é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Para os demais, há perdão se houver arrependimento.

É a “igreja” de que o PT precisa. Se Deus censura a safadeza, os petistas podem ficar tranqüilos: o "deus" de Macedo perdoa. A sua “teologia” é bastante elástica pra isso. Tão elástica, que ele encontra uma justificativa teológica para o aborto. Se havia desconfianças sobre a filiação da tal Universal ao cristianismo, não há mais. Leiam:

“Sou favorável à descriminalização do aborto por muitas razões. Porém, aí vão algumas das mais importantes:
1) Muitas mulheres têm perdido a vida em clínicas de fundo de quintal. Se o aborto fosse legalizado, elas não correriam risco de morte;
2) O que é menos doloroso: aborto ou ter crianças vivendo como camundongos nos lixões de nossas cidades, sem infância, sem saúde, sem escola, sem alimentação e sem qualquer perspectiva de um futuro melhor? E o que dizer das comissionadas pelos traficantes de drogas?
3) A quem interessa uma multidão de crianças sem pais, sem amor e sem ninguém?
4) O que os que são contra o aborto têm feito pelas crianças abandonadas?
5) Por que a resistência ao planejamento familiar? Acredito, sim, que o aborto diminuiria em muito a violência no Brasil, haja vista não haver uma política séria voltada para a criançada.”

Trata-se de uma formidável coleção de asneiras, talvez ditadas pelo diabo. Se Macedo acredita até mesmo na remissão do corrupto, por que não na das crianças que vivem nos lixões? Se opta pelo aborto como saída menos dolorosa, por que não por outras práticas igualmente homicidas que trariam mais controle social? A Igreja Católica é contra o aborto e conta com milhares de entidades espalhadas mundo afora para cuidar de crianças abandonadas. E o que Macedo tem feito? Se o aborto diminuiria em muito a violência no Brasil, há de se supor que diminuiria também em muito o número de seus fiéis, não é mesmo?, já que é evidente que boa parte da força de sua “igreja” se concentra entre os miseráveis. Existe também lixão religioso no mundo.

Santo Edir Macedo! Seu "deus" perdoa corruptos, mas não perdoa os fetos!

A sua citação do Eclesiastes para “santificar” o aborto é das coisas mais estúpidas que já li. Procurem vocês mesmos o trecho a que ele alude. É fácil. É evidente que o “aborto” é citado ali em sentido figurado, como extremo da fealdade humana. Diz-se preferível o aborto ao homem sem fé. É MENTIRA QUE SE TRATE DE UMA DEFESA DO ABORTO, ESTE QUE CONHECEMOS. Ao contrário: não há como justificar, segundo o Novo ou o Velho Testamentos, a prática.

Mas essa é a tática de sempre desse tipo de neopentecostalismo: trata-se de uma mistura de falso fundamentalismo com interpretação rasteira. Pegam-se palavras que estão da Bíblia, desprezam-se contexto e simbologia, e se lhes dá o sentido que interessar. Pode-se usar a Bíblia pra justificar qualquer coisa quando você é um rematado picareta: até o assassinato. Há passagens que permitem, então, uma “bíblia abortista”, uma “bíblia gay”, uma “bíblia racista”, uma “bíblia de trapaceiros”.
- Que tal usar Jacó para legitimar o engodo, a tramóia, o passa-moleque no irmão ou o roubo de gado?
- Que tal usar Ló para defender o incesto?
- E que tal justificar o homossexualismo com Samuel 18, 1-4: “Ora, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas ligou-se com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. E desde aquele dia Saul o reteve, não lhe permitindo voltar para a casa de seu pai. Então Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como à sua própria vida. E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto."

Macedo deve estar entre aqueles que julgam que Salomão estava tentando mesmo ser justo, e não astuto, quando propôs dividir a criança ao meio...

Justificar o aborto com o Eclesiastes é, de todas as bobagens que este empresário já disse, a mais formidável. E dá conta de sua absoluta falta de limites. Segundo Macedo, “alguns mortais têm pensado que estão acima do bem e do mal. Mas, depois de mortos, o máximo que lhes resta é uma placa na praça onde os cães fazem xixi.”

Tá combinado. Já convoquei Lolita e Pipoca, as minhas cadelas, para a tarefa tão logo Edir Macedo ganhe a sua placa.


Por Reinaldo Azevedo - www.veja.com.br

fonte: http://www.fimdostempos.net/igreja_universal_reino_deus.html

Imprensa brasileira impressionada por "império" montado por seita evangélica


.- Os principais meios do Brasil ecoaram este domingo do impressionante império econômico criado pelo culto evangelista neopentecostal de origem local, a "igreja Universal do Reino de Deus (IURD)" que esta semana faz 30 anos desde que fora fundada por seu "bispo" Edir Macedo.

Na atualidade, a IURD controla 2 jornais de circulação nacional, 23 canais de televisão e 40 rádios no Brasil, e alguns de seus "bispos" possuem uma empresa de táxi aéreo.

Segundo uma investigação do jornal "Folha de São Paulo", a IURD, que assegura haver-se estendido a 172 países, possui "além de um conglomerado multimídia, 19 empresas registradas em nome de 32 de seus ‘bispos’, como denominam a suas líderes religiosos".

A IURD foi fundada em 1977 por Edir Macedo, quem então trabalhava como caixa da empresa de loteria de Rio de Janeiro, e que em novembro deste ano lançou "Record News", um canal aberto de notícias de 24 horas que foi inaugurado pelo mesmo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem nos numerosos deputados da IURD a importantes aliados políticos.

No artigo intitulado "O Império da Igreja Universal", Folha de São Paulo assinala que além do Record News, Macedo é dono da segunda emissora do país depois da poderosa Rede Globo, a TV Record, cujo custo seria de 2 mil e milhões de dólares.

Atualmente, a igreja, acusada em várias instâncias –incluso judiciais– de tirar vantagem econômica de seus seguidores, conta com 9 660 pastores, 4 700 templos; e afirma ter 8 milhões de fiéis; em que pese a que o último censo nacional estabelece a cifra em 2 milhões.

Folha de São Paulo publica também que a última empresa aberta por "bispos" da IURD foi "Alliance Jet", uma exclusiva empresa de táxi aéreo com sede em Sorocaba, ao interior do Estado de São Paulo. A empresa fatura atualmente 250 mil dólares mensais.

Seita de Macedo pretende calar aos meios que denunciam suas irregularidades

.- A seita Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), liderada pelo polêmico empresário Edir Macedo tem aberto dezenas de processos judiciais contra os meios de comunicação e jornalistas brasileiros que denunciaram como aproveita seu status de organização religiosa para construir um império econômico.

Os pastores e adeptos da IURD abriram uns 50 processos por "prejuízo moral" contra o jornal Folha de São Paulo e uma de suas jornalistas, logo que em dezembro passado publicasse uma reportagem sobre o império das comunicações de propriedade dos líderes da seita.

Cinco pastores da seita abriram um processo contra o jornal Extra do grupo Globo do Rio de Janeiro pela publicação de uma reportagem sobre um seguidor da IURD que destruiu uma estátua de São Bento no estado da Baía (nordeste).

A IURD foi fundada faz 30 anos pelo Macedo, um ex-empregado da Loteria do Estado do Rio e diz contar com mais de seis milhões de seguidores. No Brasil conta com dois mil templos e assegura estar presente em 46 países.

O jornal Folha assinalou que a IURD é a maior proprietária de concessões de comunicação no Brasil e seu império está valorizado em mais de um bilhão de dólares. Conta com 23 cadeias de televisão, 40 estações de rádio e 19 empresas em nome de 32 membros da seita, incluindo dois jornais, uma agência de turismo, uma agência imobiliária e uma empresa de táxi aéreo.

Líder de megaseita acusado de forjar documentos para negociar redes de televisão no Brasil
Edir Macedo poderia ser condenado a cinco anos de cárcere

.- A Polícia Federal de Itajaí, na localidade brasileira de Santa Catarina, acusou a Edir Macedo, líder da seita Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), de cometer crímes de falsidade ideológica e forjar um documento para negociar emissoras de televisão no país.

Macedo é suspeito de transferir a propriedade de uma estação retransmissora da Rede Record, à TV Vale do Itajaí, aproveitando indevidamente um documento sem autorização prévia do Ministério de Comunicações. Se a acusação prosperar, Macedo seria submetido a um julgamento público e poderia receber uma pena de até cinco anos de prisão efetiva.

A agência Órbita informou que "ao transferir a propriedade da TV ‘Vale do Itajaí’ do nome de um ex-pastor da igreja a favor de outro "bispo", o pedido de autorização teria sido feito, segundo o fiscal, através de um documento falso".

Órbita lembrou que "a legislação brasileira não permite que as Igrejas sejam proprietárias de empresas de radiodifusão. Macedo recorreu a esta modalidade para aceder a ter 23 emissoras de TV e 40 de rádio".

Do mesmo modo, considera que a investigação "poderia ser uma pista para encontrar maiores investimentos e negócios efetuados por Macedo" e sua seita.

Nas últimas semanas, a seita IURD tem aberto dezenas de processos judiciais contra os meios de comunicação e jornalistas brasileiros que denunciaram como aproveita seu status de organização religiosa para construir um império econômico.

Os pastores e adeptos da IURD cercaram 50 processos por "prejuízo moral" contra o jornal Folha de São Paulo e uma de seus jornalistas, logo que em dezembro passado publicasse uma reportagem sobre o império das comunicações de propriedade dos líderes da seita.

A IURD foi fundada faz 30 anos por Macedo, um ex-empregado da Loteria do Estado de Rio e diz contar com mais de seis milhões de seguidores. No Brasil conta com dois mil templos e assegura estar presente em 46 países.

O jornal Folha assinalou que a IURD é a maior proprietária de concessões de comunicação no Brasil e seu império está valorizado em mais de um bilhão de dólares. Conta com 23 cadeias de televisão, 40 estações de rádio e 19 empresas em nome de 32 membros da seita, incluindo dois jornais, uma agência de turismo, uma agência imobiliária e uma empresa de táxi aéreo.

fonte: http://www.acidigital.com/


4 comentários:

  1. e agora a iurd, briga por cargos politicos no governo Brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. A Secretaria de Estado de Esportes do DF, virou quintal da Iurd em Brasilia.

    ResponderExcluir