domingo, 12 de abril de 2009

Adventista do sétimo dia

Adventismo

OBRAS DE ELLEN WHITE: INSPIRADAS POR DEUS OU EM OBRAS ALHEIAS?

Por Alessandro Lima


Introdução

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) faz proselitismo dizendo que os escritos da Sra. Ellen White (fundadora desta denominação protestante) foram escritos sob a inspiração do Espírito Santo. Estas obras no adventismo são o fundamento de sua doutrina e chave para sua interpretação e hermenêutica das Sagradas Escrituras. Entretanto, estudos recentes mostraram que as obras da Sra. Ellen White são fruto de plágio: não do Espírito Santo, mas de obras de outros autores.



Um pastor adventista descobre o segredo White

Há um ditado popular que diz: “mentira tem perna curta”. E isto se cumpriu fielmente quando em 1982, Walter T. Rea, ex-pastor adventista publica nos EUA a obra “The White Lie” (A Mentira White ou A Mentira Branca).

Sr. Rea se converteu ao Adventismo ainda muito jovem, como confessa em sua obra: “Desde a primeira vez que ouvi falar dela, no princípio de minha adolescência, converti-me em devoto de Ellen G. White e de seus escritos” (1, Introdução). Foi “pastor” na IASD onde inicialmente exerceu seu “ministério” no estado americano da Califórnia.

Já em Orlando na Flórida, trabalha na Kress Memorial Church (Igreja em Memória dos Kress). Foi nesta época que “por acaso” ele recebe um inusitado presente de um casal adventista amigo seu:

A família Kress me presenteou com um antigo livro de Ellen White, Sketches From The Life of Paul, publicado em 1883, mas que nunca foi reimpresso. Quando um dia mostrei este livro a um membro da igreja, disse-me que o problema do livro era que se parecia demasiado a outro que não tinha sido escrito por Ellen White, e que nunca tinha sido reimpresso por causa da estreita similitude entre os dois. Sendo de mente inquisitiva, fiz um estudo comparativo e descobri que algumas das críticas pareciam ser verdadeiras” (ibidem).

Em sua interessante obra o Sr. Rea conta como foi descobrindo que as obras da pseudo-profetisa do Adventismo, não passavam de plágios grosseiros e sem qualquer menção aos autores originais.

Um caso interessante envolve o maior best seller da Sra. Ellen White, o livro “O Grande Conflito”, veja aqui http://tempodofim.tripod.com/EGWGravura.htm.

Depois desta triste constatação, o “pastor” Walter T. Rea abandona a IASD.



O Veltman Report

Depois das denúncias do ex-pastor adventista Walter T. Rea, os dirigentes da IASD pressionados pela mídia e pelos fiéis resolveram empreender um dossiê sobre o caso. Para o trabalho contrataram o Dr. Fred Veltman PhD, membro da IASD, que em 1980 era diretor do departamento de religião do Pacific Union College.


O Veltman Report (como ficou conhecido o relatório final deste trabalho) custou à Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia cerca de meio milhão de dólares e 8 anos de trabalho da equipe do Dr. Veltman. O relatório final conclui que mais de 30% do “Desejado de Todas as Nações” foi copiado de outros autores (incluindo até romances de ficção). O mesmo se encontra disponível no site oficial da IASD (1).


Foto do Veltman Report tirada por Ennis Meier na sede da IASD nos EUA. Depois de ler todo o relatório deixou de acreditar o profetismo de Ellen White.


Desde então tornou-se no Brasil uma das principais vozes contra as enganações da Administração da IASD.

Em Novembro de 1990, o parecer do Dr. Veltman é publicado na Revista Ministry (3) (Revista oficial para pastores da Conferência Geral em Silver Spring, MD. USA). Deste parecer destacamos as seguintes palavras:

"A maior parte do conteúdo do comentário de Ellen White sobre a vida e o ministério de Cristo, O Desejado de Todas as Nações, é derivado, antes que original Em termos práticos, esta conclusão declara que não se pode reconhecer nos escritos de Ellen White sobre a vida de Cristo nenhuma categoria geral de conteúdo ou catálogo de idéias que sejam somente dela". (Pág. 12).


Sala onde o Veltman Report e guardado na sede da IASD nos EUA.

"Eu tenho que admitir para começar, que no meu julgamento esse é o mais sério problema para enfrentar com referência à dependência literária de Ellen White. Isso atinge o coração da sua honestidade, sua integridade e portanto da sua honradez" (pg. 14).

Segundo o Dr. Veltman, a Sra. Ellen White empregou um mínimo de 23 fontes de vários tipos de literatura, inclusive ficção, em seus escritos sobre a vida e natureza de Cristo (4). E acrescenta:

"Na verdade, não há meios de saber quantas fontes [exatamente] estão representadas na obra de Ellen White sobre a vida de Cristo". (Op. Cit., pág. 13).


Antes que alguém pense que a IASD foi muito boazinha em permitir o estudo do caso, saibam que todos estes problemas já lhe eram conhecidos, porém escondidos de seus fiéis. Esta também foi mais uma triste constatação do Sr. Walter T. Rea durante suas pesquisas.

A Sra. Ellen White sempre alegou que suas obras eram frutos de revelações de Deus. Entretanto, seus livros, além do empréstimo indevido de outros autores, eram sempre revisados, corrigidos e interpolados por suas auxiliares, como as Sras. Marian Davis e Francis Bolton. Suspeita-se até que a obra “Caminho a Cristo” tenha sido escrita em sua totalidade por Francis Bolton. Será mesmo que uma Revelação Divina precisa de tanta revisão humana?



Conclusão

Nos EUA tem havido uma grande debandada de fiéis da IASD por conta destas constatações. Alguns outros continuam adventistas, só não mais ligados à IASD. Com efeito, nossa Fé é algo que nos é muito caro, por isso abandoná-la por qualquer motivo é um ato muito difícil. Quando se professa uma falsa religião, isso é ainda mais complicado já que nestes casos a vontade age de forma ilegítima sobre a inteligência, esta que viu a Verdade, mas que não consegue lhe dar assentimento por causa daquela.


Em outras oportunidades vimos denunciando dos embustes presentes na doutrina adventista contra o Catolicismo. A mentira da IASD para seus fiéis é um escânda-lo que revela a quem ela realmente serve: ao Pai da Mentira, Satanás.

Fica aqui a minha denúncia e o meu apelo aos cristãos adventistas, para que deixem esta seita perniciosa (fundada para justificar o falso profetismo do Sr. Guilherme Miller) e que ingressem enquanto há tempo na Única e Verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo: a Igreja Católica.



Notas

(1) REA, Walter R. The White Lie. Disponível em http://www.ellenwhite.org/egw17.htm. Último acesso em 23/05/2007.

(2) VELTMAN, Fred. General Conference - Office of Archives & Statistic: Veltman Report. Disponível em http://www.adventistarchives.org/documents.asp?CatID=13&SortBy=1&ShowDateOrder=True. Ùltimo acesso em 23/05/2007.

(3) http://www.adventistas-bereanos.com.br/imagens/revistaministry1990.jpg.

(4) http://www.alvorada.us/0049.htm.


Leitura Complementar

VELTMAN, Fred. The Ellen White Research Project: The Desire Of Ages Projetc. Disponível em http://www.ellenwhite.org/egw40.htm. Ùltimo acesso 23/05/2006.

Truth or Fabel Web Site: Exposing Seventh-day Adventist Fable. Disponível em http://www.truthorfables.com/Desire_of_Ages_Veltman.htm. Ùltimo acesso 23/05/2006.

Veltman Report. Adventistas Bereanos Website. Disponível em http://www.adventistas-bereanos.com.br/2007abril/thewhitelie.htm. Último acesso em 23/05/2006.





Para citar este artigo:

LIMA, Alessandro. Apostolado Veritatis Splendor: OBRAS DE ELLEN WHITE: INSPIRADAS POR DEUS OU EM OBRAS ALHEIAS?.

Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/4283

. Desde 5/25/2007.

22 comentários:

  1. filho, as vezes é mais dificíl acreditar na verdade!!
    ouça, no fim a Igreja Verdadeira será perseguida!
    quando isso acontecer vc verá o nome dessa igreja!!
    ahh, a verdade é que o papa mudou a biblia e
    é o papa que vai perseguir a verdadeira igreja!!
    quer saber como sei disso!!!
    Leia Apocalipse e vc vera!!

    ResponderExcluir
  2. Querido, rogo a Deus que suas intenções aqui sejam sinceramente regidas pelo amor a Deus, pois como adventista do sétimo dia, leio a Bíblia diariamente, coisa que enqto católica nunca fui incentivada a fazer... (e me converti fazendo estudo na bíblia católica q ganhei como dizimista...) e sei que a salvação é uma escolha individual, que independe da placa da igreja que frequentamos (Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor...)
    Mas gostaria mesmo é de lhe convidar a ler mais a bíblia, verificar o que aconteceu com a guarda do sábado, afinal... Jesus morreu na sexta e esperou o domingo p ressuscitar, assim como as mulheres esperaram passar o sábado para voltar cuidar de seu corpo... os discípulos continuaram pregando e indo ao templo aos sábados... sabe em que versículo da Bíblia Deus muda o dia de guarda de sábado para domingo? onde autoriza homens a ouvir e perdoar os pecados? ou... espera... Cristo não curou a sogra de Pedro? Pedro, o 1o. "PAPA"? Também não viviam os discipulos em humildade? Qto custava mesmo, cada lençol q sua santindade usou aqui no Brasil?

    Ora, irmão... ore e peça a orientação divina, depois leia a Bíblia... mas leia disposto a compreende-la, leia-a toda, e não apenas a parte que convém...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom eu sou um assembleiano a 22 anos....e temos estudos sobre os ADV ..e sabemos q a crenças deles é uma seita...sabemos q é uma religião que nao cresce... pois ñ cremos nada q jesus ñ deixou...essa shr white é uma farsa....eles ñ tem estrutura biblica para se sustentar....mais o kara falar de uma igreja vdd como a catolica...ai falou besteira e da grossa...ñ vou comentar nada ...porq todos ja comentaro ..oq eu queria falar... agora ele ñ fez nenhuma falsa acusacoes ñ ´´éle falou tudo vdd....agora ñ crer se nao quiser msm.....jesus disse o principe deste mundo segou o hentendimento de muitos ...a biblia diz q o espirito santo de Deus ...é oq liberta o homem.....mas como ñ acredita no espirito santo.....ai ficam todo segos ...é lamentavel...louvo a Deus porq ele me libertou

      Excluir
  3. Sim, querido... se Pedro tinha sogra ele era casado, ok? Do alto de minha ignorância lembro das aulas de história onde pude concluir muitas coisas,(ainda na 7a. série, 20 anos antes de me tornar adventista), inclusive que o celibato foi apenas uma conveniente opção pra conservar os bens da "santa" igreja. e que hj resulta em todo lixo de homossexualismo e pedofilia que não precisamos nos esforçar muito para encontrar nos registros , não é verdade?
    Aliás, quando fazia catequese para a 1a. comunhão, cheguei a questionar sobre a confissão, só pq o padre q me ouviria "namorava" minha coleguinha de catequese, na época com 12 anos!!!

    Qto ao espírito de profecia, conhece mesmo a vida da sra, white? alguém com tão baixa escolaridade certamente se nao tivesse seus escritos revisados seria criticada pelos letrados... e quais obras sobre Cristo são inéditas além da bíblia? Será que os escritores cristãos de outras denominações falam muitas novidades? então não falam do mesmo Cristo!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah!... também pode me dizer por que Gugu Liberato foi batizado por um padre católico no Rio Jordão após ler que aquele era o batismo bíblico? Já não teria ele sido batizado por aspersão, na infância, sem ter consciência ou condição de escolher ser batizado ou não, apesar da bíblia dizer: "Todo aquele que crer e for batizado"??? Privilégio de acordo com o saldo bancário?

    E por que extinguiu-se de repente o purgatório? onde ele aparece na bíblia? encontramos inúmeras referências que dizem que os mortos em Cristo se levantarão no dia do juízo, quando Jesus voltar, e não que vão para o purgatório ou qualquer outro lugar, vagar, evoluir...
    não estaria o catolicismo aberto demais a teorias que não estão na bíblia e que a contradizem?
    Se nosso corpo é o templo do espírito santo... pq tantos padres ainda bebem e fumam, qdo deveriam dar exemplo?

    Filho, olhe pra sua vidraça antes de apontar pra do vizinho!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabens irmã Marcia....tambêm fui catolico e nunca aprendi nada, a não ser ver padrecos bebendo,, e no altar se achando santo..

    ResponderExcluir
  6. MP denuncia padre que revelou confissão por quebra de sigilo
    25 de setembro de 2010 • 21h22 • atualizado às 21h27 Comentários
    193
    Notícia fonte terra.com.br

    Reduzir Normal Aumentar Imprimir O Ministério Público Estadual denunciou o padre Marcus Vinícius Antunes Trindade, de Pedra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, por quebra do sigilo no sacramento da confissão. O sacerdote teria contado segredos de confissão do professor Frank Omenuko Omenka à sua namorada na época, Beatriz Silva de Araújo, para tentar seduzi-la. O caso veio à tona em dezembro do ano passado.

    A denúncia do MP é de que o padre teria revelado a Beatriz, tanto na igreja quanto por telefone, que Frank jamais se casaria com ela. O religioso também teria contado à mulher que o fiel se queixava, no confessionário, do comportamento da namorada e que tinha receio de que Beatriz pudesse entrar em contato com outros homens.

    A promotoria aponta ainda que o padre estaria estimulando Beatriz a largar Frank. Segundo o promotor Egberto Zimmermann, da Justiça Especial de Barra de Guaratiba, a quebra de sigilo é prevista no artigo 154, do Código Penal, com pena de serviço comunitário, como doação de cestas básicas, ou detenção de três meses a um ano, ao profissional que revelar, sem justa causa, segredo cuja revelação possa produzir dano.

    Na última quinta-feira, houve a audiência de instrução e julgamento, em que estiveram presentes o professor Omenka e Beatriz, além do religioso. "O processo está na Justiça e Deus está no controle", afirmou Frank. O advogado do padre, Paulo Roberto Monteiro de Amaral, disse que seu cliente está tão confiante na absolvição que rejeitou as propostas de conciliação feitas pelo Ministério Público.

    Justiça nega ação de padre
    O padre Marcus Vinícius teve ação de difamação movida contra o professor rejeitada no início do mês pela Justiça. "Vamos recorrer", disse o advogado do pároco envolvido na polêmica.

    O Ministério Público chegou a oferecer ao sacerdote dois acordos, que foram recusados: doação de cestas básicas de R$ 1 mil a instituições carentes ou suspensão do processo por 2 anos. Nesse caso, o padre teria que ir a cartório criminal uma vez por mês, e o processo seria arquivado.,/p>

    No final do ano passado, Beatriz confirmou ao O Dia que tinha "envolvimento afetivo" com o padre: "Ele segurava na minha mão, me pedia abraços e beijos. As coisas esquentaram".

    Mais notícias de Polícia »

    ResponderExcluir
  7. MP denuncia padre que revelou confissão por quebra de sigilo
    25 de setembro de 2010 • 21h22 • atualizado às 21h27 Comentários
    193
    Notícia

    Reduzir Normal Aumentar Imprimir O Ministério Público Estadual denunciou o padre Marcus Vinícius Antunes Trindade, de Pedra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, por quebra do sigilo no sacramento da confissão. O sacerdote teria contado segredos de confissão do professor Frank Omenuko Omenka à sua namorada na época, Beatriz Silva de Araújo, para tentar seduzi-la. O caso veio à tona em dezembro do ano passado.

    A denúncia do MP é de que o padre teria revelado a Beatriz, tanto na igreja quanto por telefone, que Frank jamais se casaria com ela. O religioso também teria contado à mulher que o fiel se queixava, no confessionário, do comportamento da namorada e que tinha receio de que Beatriz pudesse entrar em contato com outros homens.

    A promotoria aponta ainda que o padre estaria estimulando Beatriz a largar Frank. Segundo o promotor Egberto Zimmermann, da Justiça Especial de Barra de Guaratiba, a quebra de sigilo é prevista no artigo 154, do Código Penal, com pena de serviço comunitário, como doação de cestas básicas, ou detenção de três meses a um ano, ao profissional que revelar, sem justa causa, segredo cuja revelação possa produzir dano.

    Na última quinta-feira, houve a audiência de instrução e julgamento, em que estiveram presentes o professor Omenka e Beatriz, além do religioso. "O processo está na Justiça e Deus está no controle", afirmou Frank. O advogado do padre, Paulo Roberto Monteiro de Amaral, disse que seu cliente está tão confiante na absolvição que rejeitou as propostas de conciliação feitas pelo Ministério Público.

    Justiça nega ação de padre
    O padre Marcus Vinícius teve ação de difamação movida contra o professor rejeitada no início do mês pela Justiça. "Vamos recorrer", disse o advogado do pároco envolvido na polêmica.

    O Ministério Público chegou a oferecer ao sacerdote dois acordos, que foram recusados: doação de cestas básicas de R$ 1 mil a instituições carentes ou suspensão do processo por 2 anos. Nesse caso, o padre teria que ir a cartório criminal uma vez por mês, e o processo seria arquivado.,/p>

    No final do ano passado, Beatriz confirmou ao O Dia que tinha "envolvimento afetivo" com o padre: "Ele segurava na minha mão, me pedia abraços e beijos. As coisas esquentaram".

    Mais notícias de Polícia »

    ResponderExcluir
  8. MP denuncia padre que revelou confissão por quebra de sigilo
    25 de setembro de 2010 • 21h22 • atualizado às 21h27 Comentários
    193
    Notícia

    Reduzir Normal Aumentar Imprimir O Ministério Público Estadual denunciou o padre Marcus Vinícius Antunes Trindade, de Pedra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, por quebra do sigilo no sacramento da confissão. O sacerdote teria contado segredos de confissão do professor Frank Omenuko Omenka à sua namorada na época, Beatriz Silva de Araújo, para tentar seduzi-la. O caso veio à tona em dezembro do ano passado.

    A denúncia do MP é de que o padre teria revelado a Beatriz, tanto na igreja quanto por telefone, que Frank jamais se casaria com ela. O religioso também teria contado à mulher que o fiel se queixava, no confessionário, do comportamento da namorada e que tinha receio de que Beatriz pudesse entrar em contato com outros homens.

    A promotoria aponta ainda que o padre estaria estimulando Beatriz a largar Frank. Segundo o promotor Egberto Zimmermann, da Justiça Especial de Barra de Guaratiba, a quebra de sigilo é prevista no artigo 154, do Código Penal, com pena de serviço comunitário, como doação de cestas básicas, ou detenção de três meses a um ano, ao profissional que revelar, sem justa causa, segredo cuja revelação possa produzir dano.

    Na última quinta-feira, houve a audiência de instrução e julgamento, em que estiveram presentes o professor Omenka e Beatriz, além do religioso. "O processo está na Justiça e Deus está no controle", afirmou Frank. O advogado do padre, Paulo Roberto Monteiro de Amaral, disse que seu cliente está tão confiante na absolvição que rejeitou as propostas de conciliação feitas pelo Ministério Público.

    Justiça nega ação de padre
    O padre Marcus Vinícius teve ação de difamação movida contra o professor rejeitada no início do mês pela Justiça. "Vamos recorrer", disse o advogado do pároco envolvido na polêmica.

    O Ministério Público chegou a oferecer ao sacerdote dois acordos, que foram recusados: doação de cestas básicas de R$ 1 mil a instituições carentes ou suspensão do processo por 2 anos. Nesse caso, o padre teria que ir a cartório criminal uma vez por mês, e o processo seria arquivado.,/p>

    No final do ano passado, Beatriz confirmou ao O Dia que tinha "envolvimento afetivo" com o padre: "Ele segurava na minha mão, me pedia abraços e beijos. As coisas esquentaram

    ResponderExcluir
  9. perda de tempo contestar com aquele que é amigo do diabo.... mas não tem coragem de dizer.....

    ResponderExcluir
  10. Filhinho, minha oração é que vocës abram o coração para entender as ações de Deus Através de sua Igreja Adventista do Sétimo Dia, a qual não tem a Senhora White como fundamento doutrinário, já que toda doutrina Adventista tem como base fundamental a Bíblia Sagrada, diferente dos catolicos romanos que deixando de lado os ensinos Bíblico e jogando por terra os Mandamentos de Deus, seguem e ensinam tradições humanas. e se as obras da Senhora White é plagil, por que até hoje ninguem ou nenhuma editora reivindicou ou provou sua autoria. amigo converta-se enquanto é tempo.

    ResponderExcluir
  11. Muitos críticos de Ellen White usam o Relatório Veltman - Um documento publicado pela própria Igreja Adventista do Sétimo Dia, refletindo uma pesquisa científica sobre as bases literárias de Ellen G. White - para tentar acusá-la de plágio, bem como tentar minar sua inspiração profética.
    Os perseguidores da Igreja Adventista do Sétimo Dia têm alardeado este relatório como sendo seu Santo Graal. Segundo eles, Fred Veltman teria "desmascarado" o dom profético de Ellen G. White, "provando" que seus escritos foram plágios deslavados de diversos autores de sua época. Segundo alguns sites, nada discretos em seu ódio contra a IASD, o livro "O Desejado de Todas as Nações" teria sido constituído de plágios inclusive de literatura de ficção.

    Em um enredo digno de "Arquivo X", os avessos à Ellen White dizem que, apesar de publicado em um veículo oficial da IASD, o relatório foi mantido em segredo dos membros da mesma por desde então. O "Relatório Veltman" tem soado, no meio da dissidência Adventista, algo como "O 4º segredo de Fátima".

    Haja vista a gravidade das acusações, sobretudo a roupagem pseudo-acadêmica que reveste os axiomas do artigo da Wikipédia (essa mesma!) encontrado emhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Veltman_report , fiz uma breve pesquisa, diretamente nas fontes.

    De fato, existe um relatório produzido pelo Dr. Fred Veltman, Ph.D, então diretor do departamento de Religião do Pacific Union College, em Angwin, Califórnia. O Dr. Veltman se dedicou à pesquisa das bases literárias da Sra. White e o seu uso nas obras da mesma. Este relatório deu origem à uma série de 4 artigos, nos meses de setembro à dezembro de 1990, na revista Ministry, veículo oficial da Associação Geral da IASD.
    As conclusões, a partir da leitura do material, são bastante claras:

    1. Fica bastante latente que o Dr. Veltman não procurou desmascarar Ellen White. Ele conduziu a pesquisa justamente com o objetivo contrário - o de esclarecer os fatos por trás dos burburinhos a respeito da bibliografia da obra da Sra. White.

    2. Todos os textos usados pelos críticos da IASD, pelo menos em uma análise superficial, de fato existem - mas foram justamente arrancados de seu contexto e postos de uma forma que os fazem soar em um tom inverso da leitura geral do relatório.

    3. A conclusão final do Dr. Veltman sobre as acusações de plágio é justamente o contrário do que os críticos têm apontado:
    "As I pointed out in my report, the investigation did not treat the issue of plagiarism. While we cannot settle that issue here, nor do I wish to minimize its importance, my personal opinion is
    that she was not guilty of this practice"

    (VELTMAN, 1990, p. 14).

    Em uma tradução livre: "Como eu ressaltei em meu relatório, a investigação não se trata da questão de plágio. Enquanto nós não podemos liquidar esta questão aqui, nem desejo eu minimizar sua importância, a minha opinião pessoal é que ela não é culpada de tal prática"
    (VELTMAN, 1990, p.14).

    A frase de mais forte dos críticos, extraída da edição de dezembro de 1990 da revista Ministry, é a seguinte (com a tradução dos próprios)

    "Eu tenho que admitir para começar, que no meu julgamento esse é o mais sério problema para enfrentar com referência à dependência literária de Ellen White. Isso atinge o coração da sua honestidade, sua integridade e portanto da sua honradez"
    (VELTMAN, 1990, p. 14).

    Esta frase, na realidade, é a resposta à uma pergunta da própria revista, conforme segue:

    "Como você [Veltman] harmoniza o uso das fontes por Ellen White com seus enunciados em contrário? Você pensa que a declaração introdutória do Grande Conflito constitui uma admissão adequada de dependência literária. (VELTMAN
    http://destruindoparadigmas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. O interessante é que esta é a pergunta número 3. Na pergunta 1, Veltman (1990) já havia revelado que acreditava na inspiração divina da Sra. White. Na pergunta 2, o pesquisador também declarou (conforme texto já citado no início) que não culpa Ellen White de qualquer tipo de plágio. Ou seja, o sentido da frase foi alterado por sua remoção do contexto.

    Se você tem conhecimento de inglês e alguns minutos livres, confira pessoalmente os exemplares, no site http://www.adventistarchives.org/docs/MIN/MIN1990-10/index.djvu . Neste endereço, logo após o "1990-", altere para o mês desejado (neste caso, o mês indicado é outubro). Você precisará do programa leitor do formato "djvu" para abrir as edições - bastante semelhante ao formato PDF da Adobe, que necessida doReader. Ele está disponível em http://www.lizardtech.com/download/

    Na odisséia eletrônica pela mínima decência na Wikipédia, alterei o artigo em referência e, para surpresa minha, 24h depois ninguém ainda reverteu as alterações. O autor do artigo crítico original? Abviana - ele mesmo (leia a matéria anterior, para saber mais).

    Espero que esta reflexão tenha auxiliado você na "garimpagem" da verdade, em meio a tantos sutis engodos.

    "Crede no Senhor Deus e estareis seguros; crede em Seus profetas, e prosperareis"
    II Cr 20:20.

    http://destruindoparadigmas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom eu sou um assembleiano a 22 anos....e temos estudos sobre os ADV ..e sabemos q a crenças deles é uma seita...sabemos q é uma religião que nao cresce... pois ñ cremos nada q jesus ñ deixou...essa shr white é uma farsa....eles ñ tem estrutura biblica para se sustentar....mais o kara falar de uma igreja vdd como a catolica...ai falou besteira e da grossa...ñ vou comentar nada ...porq todos ja comentaro ..oq eu queria falar... agora ele ñ fez nenhuma falsa acusacoes ñ ´´éle falou tudo vdd....agora ñ crer se nao quiser msm.....jesus disse o principe deste mundo segou o hentendimento de muitos ...a biblia diz q o espirito santo de Deus ...é oq liberta o homem.....mas como ñ acredita no espirito santo.....ai ficam todo segos ...é lamentavel...louvo a Deus porq ele me libertou

      Excluir
  13. mais cedo ou mais tarde todas essas duvidas serao discipadas pelo unico Deus verdadeiro, aguarde.

    ResponderExcluir
  14. amigo nós não devemos agreditar em algem sem antes conhecer.Você conhece nossa doutria? já estudou o escritos de Ellen?
    não tome decisão precipitada ore a Deus e estude a bíblia.Se o que vc disse é ou não verdade não se preocupe o próprio Deus vai mostrar.quero te fazer um desafio, se você estudar a bíblia com cíncera oração o Senhor Jesus vai respondê-lo.Amém!

    ResponderExcluir
  15. Se você publica umas coisa dessas é porque não lê a bíblia, se você não acredita nela td bem pode continuar com essa sua crença, mas se quiser saber a verdade leia a bíblia, e leia de verdade, leia o texto e contexto, entenda que um verso só não é nada, é por isso que são capítulos. Leia na Bíblia as características de um profeta VERDADEIRO e veja por você mesmo se Ellen White é uma mentirosa. A palavra de Deus é eterna e não muda, eu não vou acusar nada, mas se você ler a bíblia vai entender por si mesmo qual a igreja de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom eu sou um assembleiano a 22 anos....e temos estudos sobre os ADV ..e sabemos q a crenças deles é uma seita...sabemos q é uma religião que nao cresce... pois ñ cremos nada q jesus ñ deixou...essa shr white é uma farsa....eles ñ tem estrutura biblica para se sustentar....mais o kara falar de uma igreja vdd como a catolica...ai falou besteira e da grossa...ñ vou comentar nada ...porq todos ja comentaro ..oq eu queria falar... agora ele ñ fez nenhuma falsa acusacoes ñ ´´éle falou tudo vdd....agora ñ crer se nao quiser msm.....jesus disse o principe deste mundo segou o hentendimento de muitos ...a biblia diz q o espirito santo de Deus ...é oq liberta o homem.....mas como ñ acredita no espirito santo.....ai ficam todo segos ...é lamentavel...louvo a Deus porq ele me libertou

      Excluir
  16. satanas é muito astuto, tanto que pra dar um ponto de vista diferente as pessoas, ele usa os seus filhos para manipularem os ideias da igreja verdadeira usando falsas acusações por n
    ão ter onde atacar, mas se esquece que nós os adventistas somos guiados por Deus, temos a luz quen separa toda escuridão em nossa volta e que somos natos leitores da biblia e isso é osuficiente para perceber deque lado estamos...........aconselho a esse irmão a dedicar a sua vida lendo a biblia pos ainda é tempo de sres iluminado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom eu sou um assembleiano a 22 anos....e temos estudos sobre os ADV ..e sabemos q a crenças deles é uma seita...sabemos q é uma religião que nao cresce... pois ñ cremos nada q jesus ñ deixou...essa shr white é uma farsa....eles ñ tem estrutura biblica para se sustentar....mais o kara falar de uma igreja vdd como a catolica...ai falou besteira e da grossa...ñ vou comentar nada ...porq todos ja comentaro ..oq eu queria falar... agora ele ñ fez nenhuma falsa acusacoes ñ ´´éle falou tudo vdd....agora ñ crer se nao quiser msm.....jesus disse o principe deste mundo segou o hentendimento de muitos ...a biblia diz q o espirito santo de Deus ...é oq liberta o homem.....mas como ñ acredita no espirito santo.....ai ficam todo segos ...é lamentavel...louvo a Deus porq ele me libertou

      Excluir
  17. bom eu sou um assembleiano a 22 anos....e temos estudos sobre os ADV ..e sabemos q a crenças deles é uma seita...sabemos q é uma religião que nao cresce... pois ñ cremos nada q jesus ñ deixou...essa shr white é uma farsa....eles ñ tem estrutura biblica para se sustentar....mais o kara falar de uma igreja vdd como a catolica...ai falou besteira e da grossa...ñ vou comentar nada ...porq todos ja comentaro ..oq eu queria falar... agora ele ñ fez nenhuma falsa acusacoes ñ ´´éle falou tudo vdd....agora ñ crer se nao quiser msm.....jesus disse o principe deste mundo segou o hentendimento de muitos ...a biblia diz q o espirito santo de Deus ...é oq liberta o homem.....mas como ñ acredita no espirito santo.....ai ficam todo segos ...é lamentavel...louvo a Deus porq ele me libertou

    ResponderExcluir
  18. deixo o meu e.mail a todos ai para nos conversarmos .. mas tudo na boa ...email...pereira.45@hotmail.com...abraços a todos

    ResponderExcluir