quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Santíssima Trindade. Está claro, evidente e provado!

Santíssima Trindade

“Santo Agostinho de Hipona, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou exaustivamente compreender este inefável mistério. Certa vez, passeava ele pela praia, completamente compenetrado, pediu a Deus luz para que pudesse desvendar o enigma. Até que deparou-se com uma criança brincando na areia. Fazia ela um trajeto curto, mas repetitivo. Corria com um copo na mão até um pequeno buraco feito na areia, e ali despejava a água do mar; sucessivamente voltava, enchia o copo e o despejava novamente. Curioso, perguntou à criança o que ela pretendia fazer. A criança lhe disse que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho. No que o Santo lhe explicou ser impossível realizar o intento. Aí a criança lhe disse: “É muito mais fácil o oceano todo ser transferido para este buraco, do que compreender-se o mistério da Santíssima Trindade”. E a criança, que era um anjo, desapareceu”…

Sendo assim:
A inteligência humana é muito limitada. As verdades que Deus revelou sobre si mesmo e que estão acima de nossa capacidade intelectual, se chamam mistérios.

Unidade e Trindade de Deus.

"Eu e o pai somos um" (Jo10, 30). "O Pai está em mim e eu no Pai" (Jo 10, 38).

"Para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu estou no Pai" (Jo 10, 38).

"Eu estou no Pai e o pai está em mim" (Jo. 14, 11).
"Antes que Abraão fosse feito, Eu sou" (Jo.8, 58).

Deus não pode mentir. Se Deus revelou que em Deus há o Pai, o Filho e o Espírito Santo, nisso devemos crer, embora não compreendamos o mistério da Trindade de Pessoas na unidade da substância.

O mistério da Santíssima Trindade está além da nossa compreensão, embora seja verdadeiro!

“No fogo há luz e calor, e essas três coisas são inseparáveis na unidade do fogo. Não é possível separar o fogo da luz e do calor. A luz permite que vejamos as coisas, e por isso a luz é símbolo da verdade que permite que conheçamos as coisas abstratamente pela verdade. Daí que digamos ao compreender algo: "agora está claro"; Porque a verdade esclarece. A verdade é luz intelectual. E o calor do fogo é símbolo do amor, enquanto a frieza é símbolo da falta de amizade.
Assim como no fogo há fogo, luz e calor, assim em Deus há o Pai, o Filho que é a luz de Deus, a Verdade, e o Espírito Santo, que é o Amor de Deus.
(site Montfort:
http://montfort.org.br/index.php?lang=bra )”



O Mistério da Santíssima Trindade é o mistério da fé por excelência.

Encontramos as suas raízes bíblicas ja no Antigo Testamento em Dt 6,4:

“…Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é UM SÓ!…”

Também encontramos outro versículo bíblico que narra essa afirmação:

“…Eu sou o Senhor e não há outro, fora de mim não existe Deus…” (Is 45,5)

Ou seja, dizendo existir apenas um único Deus, e Ele sendo um só e que fora Dele não havia outro, o Senhor já estava nos indicando que existia ali algo a mais. Esse algo a mais só viríamos a saber no Novo Testamento, quando Jesus afirmou:

“… Fazei discípulos meus em todos os povos, batizando-os em nome (singular) do Pai, do Filho, e do Espírito Santo…” (Mt 28,19)

Também lemos o que São Paulo disse:

“…Agraça do Senhor Jesus Cristo, a caridade de Deus e a Comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós…” (2 Cor 13,13)

Por fim temos o que nos ensina São João:

“Quando vier o paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também testemunhareis por que desde o princípio estás comigo” (Jo 15,26)

Como vemos o Senhor nos revela a Santíssima Trindade em sua Palavra! Está claro, evidente e provado.
Só não vê quem não quer!

“...e entretanto Ele me abriu os olhos”. (Jo 9,30)
A.F.

Um comentário:

  1. Frankmar Da Silva Corrêa10 de julho de 2012 às 20:52

    A Doutrina da Trindade é Cristã e é bíblica.

    Existe um Deus Uno e Trino.

    Creio na Trindade pois é ensinada na Bíblia e era ensinda pelos antigos Cristãos antes do Concilio de Niceia no seculo IV.

    Eu creio,amo e adoro o Deus Uno e Trino dos Cristãos.

    ResponderExcluir